BeholderCast 78 – Do AD&D a 5 edição com Eduardo Spohr

Bem-vindos aventureiros, hoje Bardo e Taverneiro vão ao delírio com a visita de um dos maiores escritores da literatura fantástica brasileira, conversamos sobre a evolução do Dungeons and Dragons com Eduardo Spohr.

Vem com a gente nesse podcast cheio de história pra entender o que cada versão tem de melhor, contemple alguns momentos de nostalgia, abrace seu guia de mountain’s deep e considere colocar uma adaptação dele na sua mesa.

Aprenda a diferença entre cada versão e no fim, eleja a sua versão predileta, não deixe de nos mandar uma coruja contando o que você acho do nosso papo sobre a evolução do nosso querido Dungeons and Dragons com Eduardo Spohr! você pode fazer isso pelo e-mail: obeholdercego@gmail.com

Capa do cast de Dungeons and Dragons com Eduardo Spohr


A taverna ainda possui alguns números de camisetas a venda então se você usa G ou P, não perca sua chance e peça agora mesmo a sua camiseta Dwarf no Barril uma verdadeira armadura para se usar no dia – a – dia.

Essa camiseta de enorme qualidade dá ao portador +3 em carisma, vantagens no teste de blefar, atuação e intimidação. Você pode pedir agora mesmo pelo e-mail: obeholdercego@gmail.com – Nós enviamos para todo o Brasil.

Camiseta Dwarf no Barril

Camiseta Dwarf no Barril

Assine nosso feed: http://podcast.beholdercego.com/feed/podcast

Não deixe de compartilhar para todos os seus amigos e jogadores. Monte sua mesa e mande fotos e contos contando um pouco da sua aventura para a taverna!

Fale com a gente pelo e-mail: obeholdercego@gmail.com

Nas redes sociais somos @obeholdercego no Twitter e Instagram e no Facebook participe do Grupo da Taverna.

Não esqueça de ajudar a taverna divulgando nosso podcast e avaliando positivamente na ITunes.

Seja um padrinho da taverna e nos ajude a continuar crescendo em https://www.padrim.com.br/obeholdercego

Obrigada Padrinhos!

Muito obrigada aos nossos queridos padrinhos que contribuíram e estão ajudando a Taverna a crescer!

  • Olavo Montenegro de Souza
  • Almir Rodrigues
  • Emilia Yamamoto
  • Rodrigo Ambrosio Fock
  • Wesley Lube D. Neves
  • Fernando Monteiro
  • Alexandre Takaoka
  • Claudio Klein
  • Bruno Gregorio
  • André Dorte dos Santos
  • Hermes Canhas
  • Pedro Rossini
  • Yuri Travalin
  • Erik Luiz Grenteski
  • Bruno Pelisson Marques
  • Anderson Souza
  • Luiz Felipe Braga da Silva
  • Jonathan Diego Knopf

Ouça também nosso cast sobre Machismo no RPG

BeholderCast 77 – Machismo no RPG

Já foi considerado um Elfo – Paladino, hoje está mais para Meio Elfo – Bardo. Ama gastar a sola do tênis andando com os 4 filhos caninos e se pudesse viveria ao norte do Equador.

9 Replies to “BeholderCast 78 – Do AD&D a 5 edição com Eduardo Spohr”

  1. Olá pessoal!
    Podcast com o Spohr sempre é bom, não importa o tema!
    Eu gosto muito do D&D, acho que através das edições eles conseguiram manter a magia e o encantamento do RPG.
    Recentemente fiz uma volta as origens e estou mestrando e jogando D&D clássico 1° Edição, o livro original lançado em 1974, e é MUITO, MUITO bom!
    Cheguei nisso acompanhando essa onda OSR – Old School Revival, que possui muito jogo muito legal, como “Swords and Wizardry”, “OSRIC”, “Labyrinth Lord”, “Mazes and Perils”, “Dark Dungeons”, e muitos outros…
    Seria muito bacana ter um Podcast de vocês sobre essa onda OSR! Fica aqui a sugestão.
    Outra sugestão que eu tenho pode soar bem bizarra, mas aí vai.
    Existe muito material lá fora voltado para Solo RPG, que é quando se joga RPG sozinho (sozinho mesmo, sem mestre ou outro jogador)…não se trata de aventura-solo não, são RPGs que realmente trazem mecânicas que permitem fazer sozinho tudo que se faria em uma mesa, com todas as possibilidades… mas solo. Eu participo de 3 grupos de RPG, à princípio desconfiei bastante, e confesso que fiquei encantado quando conheci esse conceito. Aí comecei a pesquisar, e vi que existe todo um universo de conteúdo para isso.
    Os autores que abordam isso criaram mecânicas de jogo absurdamente criativas e inovadoras. Basta dar uma olhada em RPGs como “Mythic Game Master Emulator”, “Ironsworn”, “CRGE”, entre muitos outros.
    Parece loucura e o cumulo da “vida loser” jogar RPG solo, mas vale ressaltar que o primeiro numero da revista “Strategic Review”, da própria TSR, em 1975 trazia uma matéria do próprio Gygax com um método de como se jogar D&D…sozinho…muito interessante.

  2. Parece que o Spohr se tornou membro da Taverna, não é mesmo, Taverneiro e Bardo?? hahahahahaha

    Aqui é o Jorge, personagem:
    George Firefalcon, Draconato, Monge Arcano (Monge 5º nível, mago 5º nível) das fileiras de Esseria (vocês entenderão se acompanharem meu conteúdo que será lançado em breve).

    Episódio muito bom, deu pra ver que o Bardo manja bastante de D&D e que ficou em pé de igualdade com o Spohr (de quem eu sabia já que manja pra caramba). Legal saber algumas coisas das primeiras versões. Eu sou um jogador relativamente recente de RPG de mesa (coisa de 2015), mas eu sempre estudei sobre o assunto e fui jogador de RPG de fórum (isso desde 2006) como jogador, GM e até admin de alguns. Hoje em dia RPG de fórum não tem mais nada a ver, porque ninguém mais tem paciência de jogar em fórum.

    Voltando ao tema, D&D é um dos meus cenários favoritos, principalmente pelo nível de customização que é possível fazer no sistema. o 5E é foda, tem muita coisa foda, mas acho que o 3.5E ainda é o favorito da galera.

    Grande abraço e até o próximo comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *