Tagmar 2.0

Tagmar nunca poderia ser descrito em poucas páginas, nem mesmo em milhares de milhões. Porque esse novo mundo é feito de imaginação, nem mais, nem menos real do que qualquer coisa que você conheça. Apenas mais poderoso, mais eterno… Como são os mitos da mente.

CAPA DE TAGMAR 2 - MANUAL DE REGRAS. ILUSTRA UM CAVALHEIRO COM ARMADURA COMPLETA, FLEXAS NO CORPO E CAPA RASGADA, BRANDINDO SUA ESPADA, MONTADO EM UM CAVALO ALADO NEGRO EM UM FUNDO DE TEMPESTADE E FOGO

Assim se auto descreve o mundo de Tagmar. O RPG nacional foi criado em 1991 e inicialmente publicado pela Editora GSA. Com ambientação baseado nos livros de J.R.R. Tolkien, foi um sistema que fez sucesso nos anos 90 por reunir em um único livro as regras, ambientação, magias, criaturas e uma aventura pronta. Até hoje sofremos com os milhares de livros que temos que adquirir para iniciar em um novo sistema, imagina isso 30 anos atrás quando livros importados eram ainda mais difíceis de encontrar. Em 1997 a editora foi fechada e o sistema descontinuado.

Tagmar (pronuncia-se Tágmar) é o nome com que foi batizado o mundo terreno criado pelos Deuses no Primeiro Ciclo. Dotado de atmosfera, vida animal e vegetal semelhantes às da Terra, Tagmar também gira em torno de um sol amarelo, e possui, como o nosso planeta, mais água do que terra firme em sua superfície. Embora dotado de muitos continentes e porções de terra, neste livro trataremos apenas da parte oriental de um único continente, que é por seus habitantes considerado como “O Mundo Conhecido”, ou simplesmente “O Mundo”.

Em 2004 os autores de Tagmar tornaram a se reunir e decidiram liberar os direitos comerciais utilizando um licença de Creative Commons. Nascia assim o Projeto Tagmar 2.

O principal objetivo era atualizar as regras do sistema, estagnada desde o final dos anos 90, ela precisava se modernizar, atualizar e expandir. E com a popularização da internet, ela poderia ser 100% colaborativa e gratuita. Em setembro de 2005 o site oficial de Tagmar 2.0 ficava on-line.

 

Tagmar é uma terra que conhece a magia, não como a fantasia ficcional e mística que conhecemos em nosso mundo, mas como realidade nua e crua, que pode vir como ameaça dos dedos flamejantes de um viajante desconhecido, bem como das entranhas de monstros inexplicáveis, ou como uma luz curativa, uma força construtora e aliada nos percalços que surgirão sempre nessa terra selvagem. Pessoas podem, subitamente, morrer envolvidas por relâmpagos surgidos de um mero estalar de dedos, ou voltar da morte, como milagres recontados. Em Tagmar é assim: a magia existe. Os Deuses também. Aqui vive o maravilhoso, e também o terrível. Portanto, é sempre aconselhável o uso de cautela. Este é um mundo de aventuras, sim; mas igualmente de mortes horríveis, do inexplicável, do banal, da exceção. Viver entre o sonho e o pesadelo. Viver, leitor, em Tagmar.

Jogadores do sistema espalhado por todo país desenvolvem textos de forma voluntária. Como é um RPG colaborativo, qualquer pessoa pode se inscrever para projetos específicos e ajudar no desenvolvimento do sistema. Se o seu dom está mais para o lado artístico que para o escrito, você também pode colaborar com ilustrações para os livros.

IMAGEM MOSTRA 7 LIVROS DE TAGMAR 2 - ESCRITO EM BAIXO: O PRIMEIRO RPG BRASILEIRO NA SUA NOVA VERSÃO E 100% GRATUITO

Atualmente o sistema conta com mais de 30 livros lançados que podem ser baixados gratuitamente em seu site oficial. São livros de regras, aventuras prontas e contos ambientados no mundo de Tagmar.

 


Se você souber outros materiais pra indicar pra galera manda um e-mail para obeholdercego@gmail.com que nós queremos trazer toda semana algum material original pra ajudar na sua mesa. Pode ser um suplemento, uma campanha pronta, ficha de personagem ou até promoção de livros físicos. Tudo que ajude e facilite a vida de mestres e aventureiros que estão com a bolsa leve!

Ps: Temos conhecimentos dos milhares de cópias piratas no mercado, mas somos contra a pirataria. Sempre que possível compre o livro original. Nós já somos um mercado de nicho e para que os poucos produtores de material original possam continuar a produzir nós precisamos fazer a nossa parte.  


Nas redes sociais somos @obeholdercego no Twitter e Instagram e no Facebook participe do Grupo da Taverna.

Seja nosso padrinho https://www.padrim.com.br/obeholdercego

Ouça nosso cast com Eduardo Spohr sobre a evolução do RPG.

Prix, é a gnoma cozinheira da Taverna. Enquanto o Bardo e o Taverneiro levam todo o crédito por suas idéias, é ela quem trabalha nos fundos da Taverna para o site funcionar. Ama seus 5 filhos caninos, morre de medo de fantasma, adora um Blockbuster bem explosivo e nunca dispensa batata frita!

2 Replies to “Tagmar 2.0”

  1. Olá!
    Eu acompanho o Tagmar desde a década de 90, e tenho acompanhado tudo sobre essa nova versão.
    Trata-se de um dos maiores – senão o maior- projeto gratuito de RPG que existe. Existem dezenas de livros disponíveis no site, de regras, expansões, ambientação e até mesmo de literatura.
    Tudo de excelente qualidade! è absurdo o trabalho desses caras.
    Eles estão preparando uma nova edição do Livro de Regras que promete ser sensacional.
    Vale a pena ficar de olho.

  2. Eu como um Anão Clérigo de Lena, devo dizer que me aventurei (e diverti) muito pelo Mundo de Tagmar! Ja atravessei Deserto a base de galoes de vinho e percorri labirintos atras do Minotauro (que não era o culpado de nada tadinho)!!!
    Valeu a leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *